Educação

Category management: A linguagem comum entre varejistas e fabricantes

Educação

Category management: A linguagem comum entre varejistas e fabricantes


Embora a negociação do próximo ano tenha sido iniciada, os fabricantes e varejistas devem cooperar estreitamente para alcançar o objetivo mútuo. Além do custo do produto, condições de pagamento, taxas de listagem e cronograma de lançamento do produto, que outros fatores devem ser considerados quando fabricantes e varejistas decidem trabalhar juntos? Como estes contratos podem ser renovados de forma amigável que atenda às necessidades tanto do fabricante quanto do varejista?


Category management tem o potencial de inspirar novas ideias. Ao compreender os valores e processos centrais do gerenciamento de categorias, tanto fabricantes como varejistas são capazes de usar uma linguagem comum para chegar a uma solução. Em vez de gastar tempo discutindo, o tempo e a energia podem ser utilizados de forma mais eficiente para tratar de questões emergentes.

Em qualquer projeto de category management, nem a receita dos fabricantes, nem o fluxo de clientes dos varejistas devem ser o único foco. O projeto deve se concentrar, ao invés disso, na intenção final do negócio: satisfazer as necessidades dos compradores, aumentar a satisfação deles e manter os compradores-alvo. Ao completar a missão de compras de nosso publico target, toda a categoria pode crescer, não apenas as marcas individuais. A otimização é alcançada quando tanto fabricantes como varejistas se concentram nos compradores-alvo e trabalham juntos para aumentar a satisfação deles para, em última análise, aumentar o desempenho da categoria.

Quais são as principais etapas de um projeto de category management?

Há muitas maneiras de estabelecer um projeto de category management centrado no comprador. Para garantir o sucesso, vamos voltar às oito etapas fundamentais da gestão de categoria:

Definição de categoria, seu papel, sua avaliação, scorecard, estratégia, táticas, implementação e revisão.

Definição de categoria: Definir um agrupamento distinto, mensurável e gerenciável de produtos que o varejista e o fabricante otimizarão ao aumentar sua compreensão e atender às necessidades dos compradores.

Papel de categoria: Descrever o papel que cada categoria desempenha no varejo de acordo com o tipo de loja e o comprador alvo.

Avaliação de categoria: Avaliar o potencial da categoria a partir de várias fontes de dados como estudos de compradores, índices de varejo e dados de vendas.

Quadro de pontuação por categoria: Quantificar uma meta KPI mútua determinada pelo resultado da avaliação, e especificar a duração e a data de vencimento do projeto.

Estratégia de categoria: Fornecer direção estratégica para executar táticas e assegurar a consistência entre papéis, objetivos e táticas.

Táticas de categoria: Discutir e confirmar todos os detalhes do BTL na loja.

Implementação e revisão da categoria: Certifique-se de que todo o projeto funcione sem problemas em direção ao objetivo mútuo.

Utilize Advanced Analytics a seu favor

Alavanque as tecnologias avançadas de modelagem AI e ML para que você possa passar mais tempo estrategizando, colaborando e negociando.