1. Foque nas estratégias omnicanais
Os compradores de hoje em dia esperam experiências tranquilas e sem problemas nos canais de varejo online e físico. As marcas CPG precisam de uma visão completa do comportamento do consumidor para entender onde focar, ganhar a atenção dos compradores e aumentar sua participação no mercado.
Isto será especialmente importante em 2023, à medida que os consumidores retornam às lojas físicas em maior número, graças em parte à flexibilização das restrições de distanciamento social.
Ter dados para monitorar as nuances da mudança no comportamento de marca dos consumidores, e como isso impacta as vendas através dos canais, ajudará as marcas a criarem estratégias mais inteligentes para capturar mais dólares de seus compradores.
Abraçar estratégias omni significa proporcionar uma experiência suave para os novos consumidores ou aqueles que continuam comprando online – com marcas consistentes, listagens de produtos facilmente pesquisáveis, etc. – e um foco igual nos fundamentos da experiência das lojas físicas.
2. Proporcione valor para os consumidores com promoções e preços mais efetivos
Os consumidores estão procurando ativamente por ofertas e promoções de produtos, a fim de economizar, mesmo de marcas que normalmente não comprariam (incluindo marcas próprias). A maioria dos consumidores (73%) relatam utilizar múltiplas estratégias para economizar dinheiro, incluindo estocagem quando os itens estão à venda, utilização de cupons, busca por lojas com preços mais baixos e compra de marcas de loja.
Os varejistas que mantiveram com sucesso os compradores em 2022, optaram por absorver custos crescentes e adotar estratégias de preços baixos todos os dias que combinassem preços com varejistas online e varejistas de descontos para os produtos-chave.
Para os fabricantes, obter granularidade com táticas específicas de conta – e monitorar sua eficácia com ferramentas analíticas automatizadas – vai contribuir muito para atender à demanda de valor dos consumidores e impulsionar as vendas em 2023. Em 2022, os fabricantes bem-sucedidos criaram práticas ou equipes focadas em preços e promoções para criarem estratégias de preços a nível global, localizá-las a nível de mercado e supervisionar sua eficácia constantemente.
3. Mantenha o canal de inovação aberto
Pesquisas têm mostrado repetidamente que a inovação é um motor chave do crescimento, e as empresas que pressionam o botão de pausa em tempos de crise correm o risco de ficar para trás. É fácil ver como isso acontece – em um ambiente de varejo desafiado por questões de cadeia de suprimentos, a inovação fica em segundo plano para preocupações mais imediatas como manter os principais produtos na gôndola.
Mas as empresas que continuaram a inovar durante este tempo desafiador estão experimentando uma fatia maior de crescimento, vendas e participação no mercado em comparação com as que não fizeram. Há passos concretos que as empresas podem tomar para fortalecer seus canais de inovação, seja oferecendo a próxima grande novidade, um novo tamanho de embalagem, um case, ou uma ocasião.
O resultado final: a adaptação rápida com inovação para atender às necessidades dos consumidores será importante para o sucesso em 2023.
4. Ajuste o sortimento para acomodar a mudança de loja
Muitos consumidores continuaram a “mudar de loja” em 2022 à medida que alteram os hábitos de deslocamento pós-pandemia ou procuram ofertas.
Os consumidores que compram mais perto de casa ou procuram preços mais baixos em locais menos conhecidos encontrarão layouts e sortimentos de produtos que podem ser diferentes daquilo a que estão acostumados. Assim como em 2022, as marcas experientes podem usar esta mudança de loja como uma oportunidade para redefinir o sortimento. Muitos destes consumidores que mudam de loja, estão procurando ativamente preços mais baixos e poderiam estar dispostos a se comprometerem com a fidelidade à marca e a escolherem uma alternativa de preço mais baixo. Os varejistas podem usar o entendimento do comprador com base em dados para reavaliar sua gama e formatos de loja para atender a esta mudança.
5. Invista em dados e análises automatizadas como recursos estratégicos
Com as pressões inflacionárias crescendo em 2022, é cada vez mais importante que os fabricantes e varejistas de CPG tenham informações de base de dados para planejar e conduzir 2023.
Embora a maioria das empresas esteja investindo em dados hoje, traduzi-los em planos de ação concretos e bem sucedidos é menos comum. Mas as ferramentas certas podem ajudar os fabricantes e varejistas de CPG a analisar rapidamente um mercado volátil e identificar os próximos passos para obter uma vantagem competitiva. As marcas vencedoras e os varejistas vão aproveitar as capacidades de análise digital automatizada para observar o comportamento dos compradores, diagnosticar o que está acontecendo, por que está acontecendo e planejar os próximos passos.