História de sucesso

Case Study: Do lançamento de novos produtos a 1.4 milhão de dólares em um mês

História de sucesso

Case Study: Do lançamento de novos produtos a 1.4 milhão de dólares em um mês


  • Fundada há mais de 30 anos, a Golden Monkey Foods construiu uma reputação como um fabricante de produtos de snacking popular e tradicional com uma forte presença na China. A Golden Monkey aspirava ser a fornecedora de doces preferida em todas as faixas etárias, mas era necessário criar um novo produto com uma estratégia digital para atingir uma geração mais jovem.
  • Veja como a Golden Monkey usou dados de desempenho e omnichannel para alcançar uma receita notável de US$ 1.4 milhão em um mês, impulsionada por insights derivados de cinco pontos.

Golden Monkey Food


A História da Golden Monkey

A Golden Monkey é uma veterana na categoria Doces Chineses, mais conhecida pelo seu produto na subcategoria Doces – especificamente Biscoitos de Chocolate e Caramelos de Leite. A empresa fabrica mais de 200 variedades em seis subcategorias de snacks, incluindo Caramelos de Leite, Caramelos de Fruta, Chocolates, Snacks Salgados, Produtos de Soja e Padaria.

Para garantir que este legado continuasse com uma nova geração, a empresa buscou inovar com novos produtos. Mas identificar as necessidades dos consumidores chineses em constante mudança na categoria Doces e responder de forma eficaz e em tempo hábil, foi um desafio para a Golden Monkey.

Para se manter à frente no mercado, a fabricante precisava de uma transformação digital de nível empresarial para permitir uma cultura de tomada de decisão baseada em dados. Como queriam trabalhar com os melhores, fizeram uma parceria com os especialistas em dados e análises da NIQ.


Identificando o caminho certo para o crescimento

Os dados detalhados de mercado da NielsenIQ revelaram uma tendência importante: as vendas na categoria Gummy na China aumentavam ano após ano e mais marcas lançavam novos itens na categoria.

A Golden Monkey aprendeu que as empresas tradicionais de doces não foram as únicas a diversificar os seus portfólios na categoria Gummy. Marcas online emergentes também entravam na categoria e criavam novas ofertas populares – “Gummies Funcionais”, que mostraram um crescimento promissor entre os consumidores jovens.

Na Guo, Diretor de Marketing da Golden Monkey Food, observou: “Com a mudança dos tempos, a ecologia do canal e a demanda do consumidor, os produtos tradicionais têm sido difíceis de atender às expectativas dos consumidores para a Confeitaria. Era necessário estar mais à frente, recorrendo a dados, para descobrir as necessidades potenciais dos consumidores, preparar o mercado com antecedência e nos tornarmos o criador de produtos de confeitaria com maiores vendas, o que também é uma oportunidade fundamental para a Golden Monkey Foods continuar a crescer nos próximos 30 anos.

Neo Zhu, Senior Brand Manager da Golden Monkey Food, disse: “Como uma marca de doces de longa data, a Golden Monkey Food acredita que, através da pesquisa e inovação dos seus produtos e das suas próprias vantagens na cadeia de suprimentos, ocupará uma certa posição no setor Gummy”.
Tendo em conta a alta demanda por Gummies e o aumento da concorrência na categoria, o próximo desafio da Golden Monkey foi encontrar o diferencial certo para ajudar o novo produto a se destacar e vencer.


Produto, público, preço e disponibilidade.

Os dados da NIQ também ajudaram a orientar a formulação de produtos, o canal e as estratégias de preços da Golden Monkey.

Neo observou: “Antes de conceber o novo produto, refletimos primeiro em como reinventar o negócio de gomas. Com o apoio dos dados da NielsenIQ, decidimos fazer uma goma de sanduíche de frutas para a “nova mulher moderna”.

Os dados da NielsenIQ ajudaram a identificar que “a nova mulher moderna” está focada na saúde, então a Golden Monkey incorporou características importantes, incluindo suco/sumo, vitamina C adicional e muito mais para garantir que o produto fosse atraente para as novas gerações que buscam estilos de vida mais saudáveis.

“Descobrimos a partir dos dados da NielsenIQ que o canal de loja de conveniência é o que mais contribui para as vendas da Gummies. Desta forma, a nossa embalagem, especificações e preços estão mais de acordo com o este canal, aproveitando as principais faixas de preço e especificações do formato e impulsionando o dinamismo geral de vendas e o crescimento dos produtos, ” disse Neo.


Resultados Gerais

Ao longo de seis meses, este fabricante com 30 anos conseguiu identificar uma oportunidade de crescimento, desenvolver um novo produto e entrar num novo mercado. O sucesso do novo produto Gummy ficou claro desde o início, alcançando US$ 1 milhão em vendas no primeiro mês após o lançamento.

“Esta colaboração digital com a NielsenIQ para obter insights sobre os produtos é o primeiro passo, e um passo acertado. Diante dos constantes desafios do mercado futuro, é importante manter-se à frente da curva com um ritmo constante para sobreviver no ambiente altamente competitivo de hoje.

Para ser o líder de mercado, o primeiro passo é ter uma visão apurada. Acredito que o suporte de dados fornecido pela NielsenIQ desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento futuro da Golden Monkey Food e ambas as partes trabalharão juntas para uma situação em que todos ganham”, disse Na Guo, Marketing Director da Golden Monkey Food.

“Nos últimos anos, as empresas locais de FMCG têm vindo a modernizar cada vez mais as suas abordagens de gestão e marketing. Com o aprofundamento da nossa colaboração com a Golden Monkey Food, descobrimos que os dados da NielsenIQ podem capacitar melhor as empresas no desenvolvimento de produtos, gestão de vendas, marketing e gestão financeira, potenciando o seu crescimento. Acreditamos que, com uma cooperação mais profunda com empresas locais, podemos encontrar melhor o ajuste com os clientes locais e, em última análise, alcançar resultados vantajosos para todos”, disse Jack Zheng, Senior Director da NIQ

A Golden Monkey prevê continuar a utilizar os dados para se adiantar às mudanças do consumidor no mercado de Doces, estabelecer a sua matriz de produtos com antecedência e se tornar a marca de Doces mais vendidos.

Aproveite o poder dos dados para a sua estratégia de crescimento

Contacte hoje mesmo os nossos especialistas dedicados às pequenas e médias empresas e obtenha mais informações sobre o sucesso do seu negócio.