Comunicados à imprensa

O que é que molda o mercado de bens de consumo técnicos de um trilião de euros?

Comunicados à imprensa

O que é que molda o mercado de bens de consumo técnicos de um trilião de euros?



O mercado global de Bens de Consumo Técnicos (BCT), excluindo a América do Norte, permaneceu estático, gerando um valor total de mercado de €1,01 triliões. Para a totalidade do ano de 2019, a GfK prevê uma taxa de crescimento das vendas globais de BCT de -0,2 por cento. No entanto, o significado das experiências que motivam as compras e que alimentam o mercado de um bilião de euros está a tornar-se mais importante. 

Estes são os resultados da GfK para o mercado global de BCT que serão revelados na IFA 2019, em Berlim.

De acordo com o estudo FutureBuy GfK, 65 por cento dos inquiridos concordaram com a afirmação, «O consumidor sente que está mais do que nunca no controlo ao escolher os melhores produtos». O mesmo estudo revela que 53 por cento dos consumidores gostam mais das experiências do que das posses.  A GfK identificou cinco temas principais que são um denominador comum através dos setores que impulsionam estas experiências e influenciam as decisões de compra na categoria de BCT. 

Nevin Francis, especialista da GfK para a indústria de BCT, explica: «Com dados do ponto de venda através de um grande leque de categorias técnicas e de bens duradouros, podemos analisar tendências de vendas e relacioná-las com o nosso estudo dos consumidores para identificar padrões emergentes de comportamento e atitudes. Estamos a observar a importância das experiências que motivam as compras e que alimentam o mercado de um trilião de euros. As principais tendências como características de desempenho que proporcionam experiências enriquecedoras; produtos que simplificam as nossas vidas ocupadas, e determinados produtos premium, que são um reflexo das aspirações do consumidor – tem todos como resultado experiências de excelência. Independentemente do motivo para decidir comprar um produto, ser capaz de o comprar em qualquer canal, a partir de qualquer local, em qualquer momento do dia ou da noite, é igualmente essencial – daí, a ascensão imparável das Compras sem fronteiras

Cinco tendências que impulsionam a decisão de compra na categoria de BCT

Desempenho: O desempenho tem tudo a ver com a experiência enriquecedora proporcionada pelas características topo de gama do produto. Olhando para o exemplo dos smartphones, as combinações de características tais como maiores dimensões de ecrã (6-7”), câmaras (20MP+) e aumento do armazenamento (128GB+) apelam aos consumidores. O volume de negócios dessa combinação representou 16 por cento do volume de negócios ou €33 mil milhões nos primeiros seis meses de 2019, comparativamente a 3 por cento no mesmo período de 2018. Essas características de desempenho permitem enviar mensagens (75 por cento) e capturar fotos e vídeos de excelente qualidade (62 por cento). Essas atividades são identificadas como uma prioridade de crescimento de acordo com a análise de comportamento do consumidor e satisfazem a necessidade do consumidor de capturar momentos da sua vida e partilhá-los com outros em qualquer lugar. Um outro exemplo é o mercado dos grandes eletrodomésticos (MGE), onde o aumento da capacidade é uma tendência crescente. O segmento das máquinas de lavar roupa de grande capacidade (9+ kg) está a crescer a 24 por cento e lidera uma enorme quota dos gastos do consumidor no MGE.

Simplificação: Mais de metade (52 por cento) dos inquiridos no Estudo Vida do Consumidor GfK concorda com a afirmação «Estou sempre à procura de formas para simplificar a minha vida». Os dispositivos conectados estão na vanguarda do pensamento no que toca a dar resposta a esta necessidade de simplificação. Neste caso, o principal desafio é propor casos de utilização orientada e acessível e melhorar a interoperabilidade entre dispositivos inteligentes. Fornecer casos relevantes de utilização para dispositivos conectados e de simplificação das tarefas quotidianas, como limpar e lavar, estão no topo das listas de desejos dos consumidores. Os aspiradores robôs, candidatos essenciais para a simplificação, cresceram a 18 por cento em termos de valor de Janeiro a Junho de 2019. As vendas de robôs ultrapassaram o segmento global de aspiração, que cresceu 11 por cento e teve uma dinâmica de crescimento negativa. O mesmo se aplica às máquinas de secar roupa, que cresceram 13 por cento. A vantagem deste aparelho é que os consumidores podem eliminar um eletrodoméstico pela fusão de dois, libertando espaço em casa e eliminando a tarefa de estender a roupa.

Premium: Um número crescente de consumidores está a dar prioridade às experiências relativamente à posse. Mais de metade (53 por cento) concorda com esta opinião no Estudo Vida de Consumidor GfK. Há um grupo crescente de consumidores que reflete as respetivas identidade e aspirações na utilização e propriedade destes produtos premium de sonho, que têm todos a ver com uma atitude de tipo «Mimar-me A Mim». Notebooks e TVs OLED ultra-finos são alguns exemplos. Outro segmento «A Mim» que experimentou um forte crescimento (de quase +100 por cento) é o dos dispositivos premium para o cuidado do cabelo, incluindo secadores, modeladores e aparadores com preços superiores a 300 EUR. Uma classe média em crescimento, em economias em desenvolvimento, tem vindo a aumentar o número de adotantes precoces e de consumidores de ponta que estão à espreita destes novos produtos – independentemente do nível de preço premium.

Compras sem Fronteiras: Mais de um quarto (29 por cento) dos consumidores escolheram um retalhista por motivos de comodidade de acordo com o Motor de Perspetivas dos Consumidores GfK. Isso reflete o desejo do consumidor por uma experiência de compra independente do local e 24/7. Compram em inúmeros canais e esperam ter uma transição perfeita entre eles, do retalho físico para o online e para o móvel – em qualquer momento e em qualquer lugar. Não é nenhuma surpresa que um quarto do valor global de vendas de BCT tenha sido realizado através do canal online na primeira metade do ano. As vendas online cresceram +10 por cento. No entanto, ao longo dos últimos quatro anos, as vendas dos retalhistas omnicanal cresceram mais de 60 por cento, enquanto os retalhistas puros cresceram 25 por cento. Isso porque as compras omnicanal proporcionam aos consumidores o melhor dos dois mundos. Isto demonstra a importância de criar experiências de vendas sem fronteiras.

Economias em Desenvolvimento: Estas regiões têm uma classe média em crescimento, o que significa uma procura elevada de BCT, quando se utiliza uma perspetiva multianual. Estas economias em desenvolvimento tendem a apresentar grandes oscilações, que também resultam em flutuações elevadas. No passado, estes mercados eram vistos como meros mercados de consumo mas agora estão a amadurecer. Algumas destas economias em desenvolvimento desenvolveram as suas competências tecnológicas e de fabrico, o que lhes permite fornecer a maioria da sua própria procura doméstica de mercado e também exportar. De acordo com os dados do ponto de venda GfK, foram exportados cerca de 50 por cento de smartphones produzidos por marcas chinesas para outras regiões (Ásia Emergente, África, Europa Ocidental e Europa CE, etc.) no segundo trimestre de 2019. Isto comparativamente a 30 por cento em 2016.

Embora exista uma disparidade no rendimento líquido entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, o estudo dos consumidores GfK indica que as pessoas nas economias em desenvolvimento têm necessidades e preferências semelhantes impulsionadas pelo Desempenho, pela Simplificação, pelo Premium e pelas Compras sem Fronteiras.

Notas aos editores

A GfK recolhe periodicamente dados, em mais de 70 países em todo o mundo, sobre os segmentos de eletrónica de consumo, fotografia, telecomunicações, tecnologia de informação, equipamento de escritório e grandes e pequenos eletrodomésticos, através dos seus painéis de retalho. Os dados para a América do Norte são baseados em estimativas. Todos os valores assumem uma taxa de câmbio fixa para o Euro.

Durante a IFA 2019, a GfK irá publicar comunicados de imprensa relativos a TI, TV, Smartphones, Áudio, Pequenos Eletrodomésticos, Grandes Eletrodomésticos, Casa Inteligente, Compras Sem Fronteiras e ao Mercado de Bens de Consumo Técnicos. Mais informação disponível em https://www.gfk.com/press-room/.

Contacto: Julia Richter, T +49 911 395 4440, public.relations(at)gfk.com