Commentary

5 conselhos para lidar com a inflação de preços

Commentary

5 conselhos para lidar com a inflação de preços


Recentemente, temos assistido a uma inflação de dois dígitos nos custos das matérias primas, que levam a significativos aumentos de preço em toda a indústria dos Bens de Grande Consumo.

Este aumento dos custos é impulsionado por enormes rupturas na cadeia de abastecimento, que causam aumentos sem precedentes nos custos de transporte (+300% por ano), um aumento nos preços das mercadorias (+33% por ano), e aumentos nos custos de energia (+20% por ano), em simultâneo com um aumento da procura global à medida que o mundo se ajusta a uma economia pós-Covid.

Estes aumentos de custos forçaram a indústria dos Bens de Grande Consumo a aumentar os preços para níveis não experimentados em mais de 20 anos. As empresas líderes deste setor reavaliaram imediatamente as suas capacidades de fixação de preços e procuram investir no desenvolvimento de uma estratégia de preços eficaz.


Challenge de inflação de preços para marcas

A NielsenIQ estabeleceu parcerias com vários líderes globais, de forma a ajudá-los a navegar com sucesso nestes tempos turbulentos, recorrendo a capacidades avançadas que permitem às empresas de FMCG sobreviver à atual turbulência e prosperar no futuro. Este tópico foi abordado no nosso recente webinar “How to land price increases during turbulent times”.

Mesmo durante os tempos de Covid-19, em que assistimos a aumentos de volume, a única alavanca que faz real diferença na margem é o preço. Por outras palavras, o preço é o fator mais crítico no que diz respeito ao impacto nos resultados comerciais – acima dos custos fixos, variáveis, ou mesmo das vendas em volume. De facto, uma melhoria de 1% no preço equivale a uma melhoria de 11% nas margens.

O poder dos preços é uma medida clara da equidade da marca, mas é também um indicador claro da saúde da empresa. A capacidade de construir uma gestão de preços bem sucedida é fundamental para o sucesso a longo prazo.

É por isso que, mesmo que as empresas líderes compreendam a importância da contribuição do lucro na gestão proactiva da estratégia de preços, continua a ser difícil de implementar esta estratégia, especialmente dentro de uma empresa matriz. Para impulsionar o crescimento futuro, é fundamental estabelecer e identificar uma estratégia eficaz de preços e promoções, desenvolver estruturas de preço centradas no shopper para manter a rentabilidade, e, finalmente, construir um plano inovador para o mix de produtos.

Otimize sua receita

Assuma o controle de sua estratégia de preço e promoção. Entre em contato conosco e domine as regras do jogo de pricing.


5 facilitadores críticos para alavancar uma estratégia de preços

1. Identificar oportunidades de preços

Desde o início da pandemia Covid-19, temos assistido a mudanças drásticas nos níveis de preços, à medida que a economia e as ofertas premium experimentaram crescimentos na maioria das categorias e países.

As empresas que identificam estes espaços emergentes, tanto dentro como fora das categorias em que competem, podem compreender precisamente onde têm oportunidade de reposicionar efetivamente os preços.

2. Desenvolver uma estratégia de preço ao nível do artigo

O estabelecimento de uma estratégia de preços ao nível do artigo informada por modelos de preço granulares (ao nível da loja) é uma forma eficiente de medir o valor exacto que as empresas criam no mercado ao estabelecer novos preços.

3. Implementar rapidamente ações de preços competitivos

É fundamental compreender rapidamente os diferentes cenários (aumento / diminuição de preços, apoio promocional) e antecipá-los para reagir eficazmente quando forem detetadas ameaças competitivas.

Isto leva a uma compreensão clara das principais alavancas comerciais, mostrando as ações e respostas dos concorrentes, de forma a estabelecer uma estratégia.

4. Ativar um plano de avaliação de preços a curto prazo

Os líderes ativam um plano de avaliação do preço líquido com uma visão completa da P&L da marca e do retalhista. Gerir as alterações de preço bruto para líquido com uma lente de categoria permite uma melhor justificação perante o retalhista para os aumentos de preço e de que forma planeamos executar esses aumentos com um equilíbrio entre o preço diário e a intensidade da promoção.

5. Utilizar a inovação para aumentar preços a longo prazo

Este último ponto anda de mãos dadas com o anterior: quando se trata da sua narrativa de “preço”, coloque a inovação no centro da sua história! Apoie a sua criação de valor a longo prazo, destacando o plano de inovação e todos os investimentos comerciais e de marketing utilizados para impulsionar o tráfego e criar espaço de manobra para o crescimento da categoria. A sua narrativa sobre inovação detalha como novas marcas, formatos e embalagens irão satisfazer as novas necessidades dos consumidores, justificando assim uma premiumização de preços.


O que se segue?

Nestes tempos sensíveis, afetados pela pandemia e pelos seus efeitos na turbulência económica, a sensibilidade dos preços no consumidor tem aumentado, enquanto as elasticidades dos preços mudam dependendo da categoria e da necessidade.

Uma estratégia de preços eficiente é fundamental para obter uma abordagem mais ampla nestes tempos turbulentos. A análise das necessidades e das reações do mercado e dos clientes implica que se façam planos de preço claros e a longo prazo, que acrescentam força à sua empresa e ao seu negócio, assim como um maior engagement com os seus clientes, dominando a liderança no mercado.