Educação

Ainda melhor com dados omnicanal: um ecossistema de soluções 

Educação

Ainda melhor com dados omnicanal: um ecossistema de soluções 


No mundo atual de produtos de giro rápido, ninguém pode se dar ao luxo de ter pontos cegos.  

Um fabricante de bens de consumo embalados (na sigla em inglês CPG) que se baseia em estimativas para sua participação no mercado online, em vez de dados omnicanal, corre o risco de perder parte dessa participação.  

Um varejista que tenta estimar porque os shoppers estão migrando para os seus concorrentes, raramente conseguirá conquistá-los de volta. O trabalho de estimação leva a decisões errôneas, erros estratégicos e oportunidades perdidas. 


Jogos de estimativa omnicanal  

O mercado mudou radicalmente nos últimos anos, tornando as ferramentas e práticas tradicionais de mensuração obsoletas e fazendo com que muitos fabricantes e varejistas de CPG acreditem que não haja outra escolha além de estimar ou extrapolar dados. Os canais online estão atraindo um fluxo de novos shoppers — 17 milhões no Brasil e 8 milhões no México em 2020 — e novos métodos, como Clique e Retire, dificultam a diferenciação entre o e-commerce e as vendas das lojas físicas. O comportamento de compras omnicanal está mudando rapidamente. Os relatórios de dados outrora completos, agora fornecem apenas parte da visão total, fazendo com que os varejistas e os fabricantes de CPG estimem a outra metade.  

Então, como obter uma visão completa e precisa do mercado omnicanal? Os dados omnisales oferecem, em uma visão única e confiável, uma maneira de analisar e comparar vendas próprias e dos concorrentes entre os diferentes canais.


Uma tela de dados perfeita 

Os dados omnisales são, muitas vezes, buscados pelos fabricantes e varejistas por conta própria, o que se torna um um processo árduo. Alguns dedicam equipes inteiras para unir fontes de dados diferentes para uma possível solução.  Esta abordagem improvisada pode funcionar, mas o tempo e o talento analítico são recursos finitos. 

Para um fabricante entender sua participação nas vendas omnicanal em um determinado mercado, ele teria que comparar suas próprias vendas com todos os seus concorrentes em todos os varejistas do mercado e, em seguida, analisar qual porcentagem dessas vendas são atribuíveis a canais online e offline. 

Como nem todos os varejistas estarão dispostos a compartilhar dados de vendas com os concorrentes, esse fabricante teria de obter conjuntos de dados de terceiros para ter um quadro completo. Uma vez que ainda menos varejistas divulgam suas vendas por canal, ou respondam quais são as vendas duplicadas de transações provenientes de métodos ascendentes como o “Clique e Retire”, seus analistas devem examinar esses números para obter o entendimento detalhado do seu desempenho.   

Realizar essa análise entre mercados e categorias requer recursos significativos e tempo. Dessa forma, uma visão única de dados on e offline, que elimina a necessidade de processar fontes de dados diferentes, contribui diretamente para o resultado final. 


Contando uma história unificada 

Uma visão única e confiável de dados omnicanal não apenas economiza tempo e dinheiro aos fabricantes ou varejistas como também facilita a colaboração entre ambos, fornecendo uma base de dados compartilhada sobre a qual trabalhar. Quando varejistas e fabricantes cobseguem chegar a um acordo sobre de onde as mudanças de vendas estão vindo — quais canais, marcas e produtos estão conduzindo — então podem trabalhar juntos para executar estratégias e gerenciá-las.

Para os fabricantes de CPG, ser capaz de fornecer dados omnicanal confiáveis os torna ainda mais valiosos para seus parceiros varejistas – o que significa estar um passo à frente rumo à liderança da categoria e maior influência sobre as táticas online, como suporte promocional. 


Desenvolvendo uma estratégia coesa 

Embora existam vantagens táticas para ter acesso aos dados omnicanal, seu real valor está em informar estratégias vencedoras. Com uma única fonte de dados – e com menos tempo gasto para obter esses números – os fabricantes e varejistas  podem desenvolver estratégias de crescimento e marketing mais acionáveis e confiáveis.

Para fabricantes de CPG com margens estreitas, a necessidade de basear as decisões estratégicas nos dados granulares mais precisos possíveis é ainda mais acentuada. Perder até mesmo uma fração de um por cento da participação do omnicanal pode ter um impacto significativo no volume de vendas, muito mais do que uma perda de participação semelhante em um ambiente dominado pelas lojas físicas.   

Para os varejistas, os dados omnicanal granulares são particularmente importantes para suas estratégias de preenchimento. Entender como esses métodos dos varejistas concorrentes estão desempenhando em relação aos seus próprios métodos, pode os ajudar a determinar onde alocar seus recursos. 

Por meio da colaboração direta de dados on e offline que obtemos dos nossos parceiros varejistas e mais de 4.000 lojas online, combinada com nossas metodologias de deduplicação e harmonização das informações, a NielsenIQ é hoje a única empresa que oferece uma mensuração omnicanal integrada.

Conheça hoje o NielsenIQ Omnisales e tome decisões com confiança e eficiência, que levam a um crescimento omnicanal significativo.

Person innovating their products

Impulsione sua estratégia omnicanal 

Entre em contato conosco para obter dados precisos e insights acionáveis sobre o desempenho de vendas nos canais on e offline.