Análise

A conexão emocional que seu consumidor quer 

Análise

A conexão emocional que seu consumidor quer 


Os consumidores estão buscando por produtos com os quais consigam construir conexões emocionais, dar a eles um senso de orgulho e despertar seu interesse.


“A experiência do cliente é o próximo campo de batalha competitivo.” – Jerry Gregoire, ex Vice-Presidente Sênior e Chief Information Officer da Dell Computer Corporation.


Mais de 80% dos entrevistados do estudo global da NielsenIQ, “O Balanço entre as Marcas”*, de 2022, concordam.


Em uma pesquisa sobre o que motiva o consumidor a escolher uma marca, principalmente em se tratando de marcas menores, surgiram três principais atributos: funcional, emocional e ressonância da marca.


E, enquanto o motivador número 1 tanto a nível global quanto local, foi o atributo funcional, um rápido aprofundamento sobre o atributo emocional pode revelar a razão pela qual seu produto é o escolhido.


Encontre seu mercado no mapa abaixo para descobrir os atributos emocionais que podem motivar a compra dos seus produtos.


Algumas verdades quase universais a considerar

Em geral, de acordo com os sentimentos declarados por consumidores ao redor do mundo, existem três emoções-chave em que uma marca pequena ou média deve focar:


Conexão
O resultado de uma “experiência memorável” é uma impressão instantânea de como o produto fez o consumidor ‘sentir-se’; em outras palavras, um vínculo que dura. ‘Sentir falta’ de um produto também demonstra uma conexão emocional entre uma marca/produto e o consumidor.


Orgulho
Para alguns, esse sentimento de orgulho vem de uma marca que faz a diferença em sua comunidade, então, por sua vez, sua compra também faz a diferença. Para outros, escolher uma marca mais ‘conhecida’ do que outras significa que eles estão prontos para exibi-la ou falar sobre sua experiência – uma oportunidade de maximizar o chamado marketing boca-a-boca.


Interesse
56% dos entrevistados globais declaram gostar de conhecer a história por trás das marcas, suas origens, sua razão de ser. Alguns mercados, como mostrado no mapa, estão procurando uma história ‘interessante’ para os motivar. Outra grande oportunidade se traduz no fato de que 51% dos entrevistados globais acham que marcas menores são mais “autênticas”. Ser transparente e compartilhar a história da sua marca podem gerar conexões ou fazer o consumidor se orgulhar de comprar a sua marca.


Como podemos ajudar?  

Nem toda pergunta tem uma resposta fácil. Compartilhe conosco suas perguntas de negócio e trabalharemos juntos para encontrar soluções que facilitem a sua vida.