Análise

Sustente o sucesso do seu produto na prateleira

Análise

Sustente o sucesso do seu produto na prateleira


  • Você descobriu como vender seu produto para seus principais varejistas e ele chegou à prateleira. Agora é hora de manter – e possivelmente aumentar – o espaço conquistado.
  • Existem dois fatores-chave decisivos e quatro considerações sobre o mix de produtos para otimizar o espaço de prateleira conquistado.

As duas extremidades do espaço de prateleira

Primeiramente, a inflação está em uma alta histórica e uma recessão está batendo em todas as portas. De fato, alguns dizem que a inflação é agora o novo normal para varejistas e fabricantes. Tomar decisões assertivas para disponibilizar os melhores produtos para os consumidores e, ao mesmo tempo, aumentar o crescimento é uma preocupação fundamental. Focar na funcionalidade pode ser o principal impulsionador da seleção de produtos, tanto pelo varejista quanto pelo consumidor.

O segundo fator determinante é um desafio que existe desde o início da existência do varejista: espaço limitado das prateleiras. Uma vez que você está na prateleira, seu próximo passo é começar a conquistar mais espaço para aumentar as vendas nesse varejista.

Aqui estão as quatro considerações sobre o mix de produtos que você deve ter em mente.


Seu produto no mix

1. Monitore constantemente os dados do varejista

Deste ponto de vista, o sucesso do seu produto na categoria não é tão importante quanto o seu sucesso com o varejista. Mantenha seu foco nos principais varejistas que distribuem seu produto e observe quanto seus produtos e os dos seus concorrentes giram nestes varejistas. Se os seus produtos têm uma velocidade de vendas melhor do que a concorrência, aumentar o seu espaço na prateleira ajudará o varejista a ganhar mais dinheiro, mais rápido.

2. Separe seus produtos que canibalizam vendas daqueles que trazem valor incremental. 

Uma parte fundamental de uma estratégia bem-sucedida é garantir que seu sortimento seja otimizado e adequadamente construído para o crescimento sustentável.  Pelo valor nominal, a equação é simples: reduzir o número de itens que canibalizam vendas e liberar espaço para produtos que são lucrativos e impulsionados pela demanda do consumidor.

Usando os dados certos, você deve:

  • Entender como o consumidor médio compra a categoria e quais são os principais atributos do produto que eles procuram.
  • Aprofundar-se para ver os segmentos mais incrementais e identificar oportunidades de expansão.
  • Determinar a combinação ideal de produtos de oportunidades de crescimento ideal com base em diferentes KPIs.

3. Revise a sua estratégia de preços

A introdução de novos produtos que respondam às necessidades dos consumidores, oferecendo vários níveis de preços flexíveis dentro de um portfólio de marcas, pode ser alcançada com recursos precisos de previsão de desempenho de vendas.

4. Proteja sua receita

A falta de estoque é uma situação desfavorável para todos os envolvidos – o consumidor, o varejista e você, fabricante. Saber o que está faltando por causa da interrupção da cadeia de suprimentos é a chave para agir rapidamente e manter as prateleiras cheias de produtos que os consumidores mais demandam.


Às vezes, no entanto, as circunstâncias de produção podem estar fora do nosso controle. Nesse cenário, certifique-se de fazer parceria com seu varejista e elaborar um plano de comunicação para definir a expectativa do consumidor sobre quanto tempo ele esperará para que os estoques sejam reabastecidos. Fazer isso fortalecerá seu relacionamento com seu varejista como parceiro de negócios e seu consumidor como um fornecedor confiável.

Potencialize seu crescimento

Entre em contato com nossa equipe dedicada a pequenas e médias empresas para ver como sua empresa pode acessar dados de mercado, categoria e canal.