Educação

O valor das falhas no mundo das PMEs

Educação

O valor das falhas no mundo das PMEs


O fracasso faz parte do sucesso — especialmente porque consumidores e mercados passam por mudanças disruptivas constantemente no nosso mundo atual. Temos inúmeras maneiras inteligentes de dizer “se você não falhar, você está jogando em um ambiente muito seguro.” E apesar de nem todas as decisões chegarem a resultados desejados, aprender com falhas ajuda as pequenas e médias empresas (PMEs) a tomar decisões confiantes que levam ao crescimento.


O valor do fracasso

Muitos grandes inventores e empreendedores veem os fracassos como subprodutos no caminho do sucesso – Thomas Edison falhou inúmeras vezes antes de ter sucesso com a lâmpada e Richard Dyson construiu muitos protótipos fracassados antes de alcançar seu objetivo.

Hoje muitos empreendedores de sucesso têm fomentado ambientes onde os aceitam como parte do crescimento. Com as lentes e ferramentas certas, erros e falhas podem ser reformulados como oportunidades de aprendizado que se tornam parte integrante do desenvolvimento iterativo.

A chave para transformar um fracasso em sucesso é: analisar e aprender com ele. Isso é especialmente verdade no mundo dos produtos de giro rápido (FMCG) atual, acelerado, onde os dados mostram que mais de 80% dos lançamentos de produtos falham e as estratégias de crescimento podem cair.


Transformando o fracasso em crescimento futuro

As estratégias de crescimento podem ser bem pensadas ou criadas com uma mentalidade de “pensar menos, fazer mais” (em que as empresas assumem riscos controlados e não aspiram à perfeição). Em ambos os casos, analisar e identificar o que não saiu como planejado é crucial para melhorar a próxima iteração de uma estratégia de crescimento.

Aqui estão algumas razões comuns para que as estratégias de crescimento fracassem:

  • Falta de visibilidade do desempenho da categoria: houve uma tendência de mercado incompatível com sua estratégia?
  • Não há informações suficientes sobre o desempenho próprio e competitivo do produto: houve concorrentes que se moveram na mesma direção estratégica com sucesso e antes de você?
  • Informações limitadas sobre os canais de varejo mais apropriados: Você analisou em quais novos canais seu produto ou sua categoria poderiam ser inseridos?
  • Estratégia de preços errada: Sua estratégia de preços acompanha o que seus atuais compradores estão dispostos a pagar?

Todas as empresas de FMCG devem tomar decisões estratégicas para manter sua posição no mercado e crescer. Porém, nem todas as decisões chegam a resultados desejados. Aprender com falhas pode ajudar as PMEs a tomar decisões mais confiantes que levam ao crescimento. 

Como podemos ajudar?

Nem toda pergunta tem uma resposta fácil. Compartilhe conosco suas perguntas de negócio e trabalharemos juntos para encontrar soluções que facilitem a sua vida.