Educação

A aposta de crescimento: 3 fontes que influenciam a tomada de decisão

Educação

A aposta de crescimento: 3 fontes que influenciam a tomada de decisão


Decidir sobre as oportunidades de crescimento para pequenos e médios fabricantes de produtos de giro rápido (FMCG) pode ser um desafio. A confiança é baseada em dados precisos e análises comprovadas.


O processo de decisão

Tomamos milhares de decisões todos os dias, a maioria delas bastante pequenas com impacto limitado — “eu quero açúcar no meu café hoje”, por exemplo. Mas algumas delas são grandes e um passo errado pode trazer sérias repercussões para pequenos e médios fabricantes de FMCG.


Nossas decisões são influenciadas por diversos fatores. Quando se trata de decisões estratégicas de negócios, muitas vezes podemos ficar presos a um dilema. Encontrar e decidir em quais oportunidades de crescimento atuar pode ser um deles.

Vamos dar uma olhada em três grandes grupos que as oportunidades de crescimento podem “esconder”.


1) Área de inspiração

Sem dúvida, inspiração é importante. Inspiração é uma semente para o potencial sucesso, o combustível que impulsiona nosso pensamento “fora da caixa”. Além disso, a inspiração também tem impacto no nosso bem-estar.


No entanto, não sabemos quando e onde a inspiração aflorará e não é possível forçá-la. Mas podemos tentar ajudar a criar um ambiente propício à inspiração.


Expondo-nos a uma nova “entrada”, lendo, ouvindo, observando como os outros alcançaram seus objetivos — ou, simplesmente, como eles falharam! Temas próximos à nossa realidade parecem ser a maneira mais rápida de impusionar a inspiração, no entanto, ela tem o poder de “polinizar”. Por exemplo, você sabia que o plástico bolha foi inicialmente inventado como um papel de parede de plástico 3D?


Então, é possível contar apenas com a inspiração? Dificilmente. Mas você deve abrir espaço para isso para que ela tenha uma chance de aflorar.


2) Área de realidades em comum

Esta seção refere-se a uma configuração compartilhada ou realidade sobre a qual um indivíduo tem pouca influência direta. Inclui aspectos como mega tendências ou marcos legais e, até mesmo, desenvolvimentos políticos e econômicos.


Tudo é operado sob essa realidade compartilhada ou comum. Regras e regulamentos nivelam o campo de jogo. Eles precisam ser aderidos e certamente têm influência em estratégias e abordagens. Situações de mercado e cenário competitivo se desenvolvem nesse ambiente.


No entanto, uma grande certeza sobre tais realidades é que elas raramente mudam de forma rápida e mudanças maiores geralmente permancem por algum tempo.


Há oportunidades que surgem dessas situações, mas o tempo pode ser imprevisível. Por exemplo, o veganismo e o vegetarianismo podem ser rastreados até antes de 1000 a.C., mas só começaram a se tornar um tópico mainstream e uma das categorias que mais crescem no FMCG desde meados da década de 2010.


Você pode contar com as realidades comuns para o crescimento? Devido ao ritmo lento das mudanças, novas oportunidades não surgem com frequência. Seu tempo deve ser preciso e os investimentos devem ser equilibrados.


3) Área de aplicação direta

Decidir dar vida a uma ideia (ou conscientemente não trazê-la à vida) sempre tem um preço. O que você deve equilibrar é o custo inicial versus o custo de oportunidade ao decidir investir em uma ideia ou não. Você pode não querer investir em uma ideia agora, mas corre o risco do seu concorrente investir nela e ter sucesso.


Para tomar a decisão certa, certifique-se de que seu processo de revisão é baseado em dados e segue a sequência lógica de dados, análise e insights. Esse fluxo ajudará você a tomar uma decisão direta e com confiança — o termo-chave é confiança.


Então, você pode contar com aplicativos e dados pré-moldados? Bem, depende do nível de confiança que você tem neles. Se seus dados e análises forem sólidos, eles podem fornecer insights sólidos. Mas se você questionar os dados ou a metodologia, você continuará tendo dúvidas sobre sua decisão, o que pode levar a uma tomada de decisão mais longa ou mais decisões “instintivas”. É o dilema destacado na seguinte frase de Arthur C. Nielsen: “O preço da luz é menor que o custo da escuridão”.


Embora as ideias de crescimento possam vir dos três grupos acima mencionados, no final do dia, é essencial tomar uma decisão com confiança sobre apostar ou não em uma ideia. As informações subjacentes que nutrem a sua decisão devem representar de forma precisa o que está acontecendo no mercado, o que significa que você necessita ter confiança nos dados utilizados. Mas só dados não é o bastante.


A análise feita com base nos dados também precisa ser correta, o que significa que é preciso ter confiança na metodologia utilizada na análise. Só então você pode obter verdadeiros insights. No passado, obter dados confiáveis, conceitos analíticos e interpretação de especialistas era tão caro que era quase exclusivamente usado por empresas maiores, ou era necessário abrir mão de algo para obtê-los. Você pode ter recebido dados de menor qualidade ou menos recursos especializados para interpretação.


Isso não é mais necessário — podemos ajudá-lo com uma solução fácil de usar e acessível, desenvolvida de forma exclusiva para empresas pequenas e médias.

Como podemos ajudar?

Nem toda pergunta tem uma resposta fácil. Compartilhe conosco suas perguntas de negócio e trabalharemos juntos para encontrar soluções que facilitem a sua vida.