Educação

As marcas pequenas e médias devem explorar o comércio rápido?

Educação

As marcas pequenas e médias devem explorar o comércio rápido?


O comércio rápido (quick commerce), ou q-commerce, é um dos novos tópicos em alta no ambiente varejista atual. Mas o que exatamente é o q-commerce? Trata-se de um canal que as pequenas e médias empresas de produtos de giro rápido (FMCG) devem prestar atenção?


O que é comércio rápido?

O comércio rápido oferece serviços de entrega mais rápidos (muitas vezes de 10 a 15 minutos) para um grupo limitado de produtos FMCG básicos (mas também pode incluir categorias como medicamentos sem prescrição médica, presentes ou flores) encomendados através de aplicativos ou via internet. Os empreendimentos de comércio rápido operam com pequenos “armazéns” (também chamados de dark stores), localizados em uma área que fica dentro de um raio de entrega específico.

À medida que identificamos as principais características do q-commerce, a oportunidade que este canal representa para os pequenos e médios fabricantes se torna mais clara:

  • Online ou pedido por aplicativo: o último relatório da NielsenIQ sobre empresas de FMCG de pequeno e médio portes mostra que os consumidores associam, em grande parte, marcas menores a canais offline. “Mercados de rua ou agricultores” bem como “minimercados/bodegas/mercearias pequenas ou independentes” foram nomeados como os principais canais onde o consumidor busca por marcas menores, com, respectivamente, 37% e 25% das respostas. Os canais online tiveram uma pontuação significativamente menor, com a “compra online de um varejista” sendo mencionada apenas por 12% dos entrevistados.
  • Conjunto limitado de produtos FMCG básicos: O termo-chave aqui é “limitado”. O supermercado médio tem mais de 30.000 itens diferentes em suas prateleiras, enquanto o quick-commerce normalmente oferece uma variedade de produtos, em média, menor que 4 dígitos. Com essa limitação, as empresas de q-commerce se concentram em produtos de alta demanda e não se aprofundam nos itens das categorias. Os líderes de categoria têm uma vantagem e os produtos com menor procura dentro da categoria enfrentam o risco de uma delistagem rápida. E para completar, os produtos oferecidos no q-commerce podem diferir por área de entrega para corresponder às preferências locais.
  • Área de entrega limitada: Novamente o termo-chave é “limitado”. Os serviços de q-commerce são tipicamente limitados a bairros específicos de grandes cidades e a área que um armazém (dark store) geralmente cobre tem um raio de cerca de 2 km.

Em suma, os compradores não pensam nos canais online como o primeiro lugar para encontrar marcas de PMEs, e o conceito do canal favorece produtos de alta demanda com baixa diversidade de itens por categoria. O alcance dos produtos que estão sendo oferecidos é menos previsível do que nos canais tradicionais de varejo.

Quando você compartilha um mercado com seus colegas concorrentes, fornecedores e parceiros de FMCG, sua situação é única para você e seus negócios.

Essas limitações, no entanto, não excluem completamente as marcas menores de serem listadas em um q-commerce. Pode até ser benéfico para a imagem da marca ao destacar sua autoridade e a autenticidade locais.

Mas se essa não é sua estratégia, outros canais de varejo provavelmente têm mais potencial de crescimento para sua marca – desde a identificação de novos parceiros até a otimização da configuração atual. Com os dados e ferramentas analíticas certas, você consegue tomar decisões estratégicas com confiança sobre sua abordagem individual. E a NielsenIQ está aqui para ajudar você a impulsionar esse crescimento.

Como podemos ajudar?

Nem toda pergunta tem uma resposta fácil. Compartilhe conosco suas perguntas de negócio e trabalharemos juntos para encontrar soluções que facilitem a sua vida.