Educação

O que é a inflação? Glossário de termos, definições e significados

Educação

O que é a inflação? Glossário de termos, definições e significados


A inflação é um tema controverso neste momento, e há razão para isso. A pressão inflacionária está aumentando em todo o mundo, afetando os preços dos produtos, o poder de compra dos consumidores e o custo de vida.

Compilámos este glossário para ajudar a explicar os vários termos económicos, acrónimos e jargão que agora aparecem nas notícias, nas publicações das redes sociais e nas conversas do dia a dia. Iremos atualizar este banco de palavras à medida que a conversa evoluir.


O que é a inflação?

A inflação é o aumento do nível sustentado dos preços dos bens e serviços da economia. Em geral, quando a quantidade total de dinheiro de uma economia aumenta rapidamente, o valor da moeda desse mercado provavelmente diminui, o que significa que a inflação reduz o poder de compra do consumidor

O que é a hiperinflação?

A hiperinflação é o aumento rápido dos preços dos bens e serviços de forma imprevisível. Considera-se hiperinflação quando os preços aumentam drasticamente mais de 50% por mês. Para os consumidores, isto significa que uma caixa de biscoitos poderá custar um montante de manhã e ter um preço mais elevado à tarde.

O que é a estagflação?

A estagflação ocorre quando o crescimento económico de um mercado é lento durante um clima de inflação elevada. Os elevados números de desemprego e o baixo aumento dos salários normalmente contribuem para uma economia em estagflação. Para as empresas, os elevados preços das matérias-primas e mercadorias podem ser um desafio à produtividade e ao crescimento económico e comercial.

O que é a reduflação?

A reduflação está associada à redução de tamanho dos produtos. Ocorre normalmente durante uma época de inflação elevada, quando uma empresa vende menos produto pelo mesmo preço. Para o consumidor, tal apresenta-se nos lineares como tamanhos de produtos ligeiramente inferiores, sem desconto.

O que é a skimpflation?

A skimpflation refere-se a situações em que a qualidade de um produto ou serviço muda, sem alteração do preço. A skimpflation em momentos de inflação elevada poderá ser resultado de falta de mão-de-obra e do aumento dos custos operacionais. Para o consumidor, tal pode apresentar-se em diversas formas. Um exemplo de skimpflation é a redução dos serviços, como se viu nas companhias aéreas que deixaram de oferecer refeições grátis, ou nos hotéis que eliminaram a limpeza diária.

O que é Inflação geral?

Inflação geral refere-se à inflação total e ao aumento geral do preço dos bens, inclusive de números voláteis que podem ser afetados devido às condições econômicas. A inflação global está muitas vezes intimamente relacionada com as mudanças de custo de vida.

O que é inflação transitória?

No clima econômico atual, o termo inflação transitória fala da noção de que certos aumentos de preços seriam de curta duração ou temporários, e mais limitados a setores fortemente atingidos pela pandemia. Este foi um termo usado graciosamente em 2021 para descrever o estado de percepção da inflação em alguns países, incluindo os Estados Unidos.


A inflação é sempre má?

Quando a inflação é leve (com os preços subindo 3% ou menos por ano), pode desencadear o gasto por parte do consumidor, o que provoca um efeito saudável na economia. Num ambiente em que os consumidores esperam a inflação, a tendência seria a gastar agora e não mais tarde (porque os preços estariam mais elevados no futuro). O gasto por parte dos clientes impulsiona o crescimento económico.

O que é uma cadeia de abastecimento?

Uma cadeia de abastecimento é uma rede operacional completa que potencia todo o processo de produção e venda de bens. Inclui tudo, desde as matérias-primas, o processo de produção, a distribuição de produtos e a venda de bens.

O que é uma cadeia de valor?

Cadeia de valor refere-se a um conjunto de atividades comerciais estratégicas, centradas na criação de maior aceitabilidade ou relevância num produto ou serviço, para aumentar o valor para o cliente.

O que é elasticidade de preço?

A elasticidade dos preços mede como os consumidores respondem às mudanças no preço de um produto ou serviço. Quando a demanda ou oferta de algo muda visivelmente após uma mudança de preço, o produto ou serviço seria categorizado como elástico. Se, entretanto, não houver nenhuma mudança na demanda ou oferta, o produto ou serviço pode ser considerado inelástico.

O que é elasticidade-preço cruzada?

A elasticidade-preço cruzada mede como os consumidores respondem às mudanças de preço dentro do contexto de um conjunto mais amplo de considerações sobre o produto. Isto inclui produtos ou categorias que são complementares e muitas vezes consumidos em conjunto, produtos que estão intimamente relacionados e produtos vistos como uma substituição viável. Nossa análise da inflação na América Latina proporciona um exame mais profundo da elasticidade-preço cruzada.

Otimize sua receita

Assuma o controle de sua estratégia de preço e promoção. Entre em contato conosco e domine as regras do jogo de pricing.


Acrónimos

O que é o CPI?

Índice de Preços do Consumidor (Consumer Price Index). O CPI avalia as alterações nos preços pela perspetiva de um consumidor urbano médio, com base numa cesta fixa de bens e serviços que representam o que as pessoas compram nas suas vidas quotidianas, desde gasolina a mercearias, a tarifas de telemóvel e consultas médicas. O CPI é a métrica de alterações de preços mais reportada em vários países diferentes.

O que é o PCE?

Dentro dos Estados Unidos, existem duas medidas primárias dos preços para o consumidor. Um é o Índice de Preços no Consumidor (CPI) e o outro é a Despesa do Consumo Pessoal (Personal Consumption Expenditure, PCE). O PCE avalia bens e serviços comprados por todas as famílias e organizações sem fins lucrativos dos EUA e é conhecido por capturar a inflação (ou deflação) através de uma ampla gama de despesas de consumo e refletir mudanças no comportamento do consumidor. O PCE é emitido pelo Bureau of Economic Analysis.

O que é o HICP?

Nos mercados do Euro, o Índice Harmonizado de Preços do Consumidor (Harmonised Index of Consumer Prices, HICP) é utilizado para medir a inflação dos preços no consumidor. Tal refere-se à variação ao longo do tempo dos preços dos bens de grande consumo e serviços adquiridos pelas famílias da área do Euro.

O que é o PPI?

Enquanto o CPI mede as mudanças de preços da perspetiva do consumidor, mercados como a China também se baseiam no seu Índice de Preços no Produtor (Producer Price Index, PPI), que reflete os preços que as fábricas cobram aos grossistas pelos seus produtos.