Análise

Os diferentes consumidores saudáveis no Brasil

Análise

Os diferentes consumidores saudáveis no Brasil


Nos últimos anos, os riscos à saúde têm exercido uma influência significativa sobre os hábitos e comportamentos dos brasileiros, levando a uma busca crescente por práticas mais saudáveis. Nesse contexto, compreender como os riscos à saúde estão moldando o comportamento e as escolhas das pessoas, torna-se crucial para promover uma vida mais saudável e prevenir doenças. Nosso novo estudo de Saudabilidade explora como os riscos à saúde estão impulsionando a adoção de hábitos saudáveis entre os diferentes tipos de consumidores.


Aumento de hábitos saudáveis no Brasil

Estamos presenciando uma mudança significativa nos padrões de consumo da sociedade, impulsionada por uma preocupação crescente com a saúde e o bem-estar. De acordo com o estudo Estilos de Vida 2024 de NIQ Homescan, 86% dos consumidores brasileiros que participaram do estudo afirmam já terem adquirido pelo menos um hábito mais saudável em sua rotina.

Cada vez mais, os consumidores estão atentos aos produtos que consomem, buscando opções que promovam o prazer do sabor, a nutrição e o equilíbrio, razão pela qual 51% afirmam procurar produtos com fibras e vitaminas em suas compras frequentes. Essa tendência reflete uma crescente conscientização da importância da saudabilidade na promoção de uma vida mais plena e saudável.

Um dos principais fatores dessa mudança é a ampla divulgação dos riscos à saúde, associados a uma dieta desequilibrada e à exposição a substâncias nocivas em vários produtos industrializados. Em resposta a essas informações, 45% dos consumidores brasileiros que participaram do estudo afirmam terem reduzido o consumo de produtos industrializados e estão se tornando mais críticos em relação aos produtos que compram, dando prioridade a produtos que ofereçam benefícios à saúde.

Hábitos saudáveis já fazem parte da rotina dos brasileiros

O impacto dos consumidores saudáveis no varejo

A mudança do comportamento do consumidor para hábitos mais saudáveis também se reflete nas vendas do varejo. De acordo com NIQ RMS, os segmentos de alimentos e bebidas, juntos, apresentaram um crescimento 18,3% em valor e 7,4% em volume em 2023 (vs. 2022), enquanto o total categorias não passou de 12,2% em valor e 1,9% em volume no mesmo período.

Os produtos saudáveis também têm contribuído com a elevação do preço médio das categorias e são mais sensíveis aos reajustes. A categoria de Molhos Saudáveis, por exemplo, apresenta preços 88% acima da média da categoria, com um índice de elasticidade de -17% para preços regulares e -36% para promoções.


Os diferentes consumidores saudáveis

A realidade é que o acesso sem precedentes às informações tem facilitado uma maior conscientização do consumidor e a adoção de hábitos saudáveis. Além disso, a preocupação crescente da própria indústria com a transparência levou ao fornecimento de informações detalhadas sobre os produtos, como as novas regras da Anvisa para rotulagem nutricional na frente da embalagem, permitindo que os consumidores fizessem escolhas mais conscientes, de acordo com seus valores e objetivos de saúde.

Por esse motivo, o estudo de NIQ Homescan apresenta uma classificação e uma caracterização detalhadas dos consumidores cada vez mais preocupados com a saúde, a fim de fornecer ao setor uma estrutura para entender melhor suas preferências, valores e comportamentos de compra, de modo que as marcas possam desenvolver e ajustar seu portfólio e suas estratégias para atender às necessidades específicas desse segmento de mercado.

Do básico ao extremo: os vários consumidores saudáveis do Brasil

Entre alguns dos insights destacados pelo estudo estão:

  • ¼ dos brasileiros já adotam hábitos extremamente saudáveis.
  • A maior concentração é encontrada em lares com 5 ou mais pessoas e com NSE alto.
  • Os lares extremamente saudáveis gastam 11% a mais em produtos de FMCG e os canais onde compram com mais frequência são C&C e Farmácia.
  • Os lares mais saudáveis consomem mais categorias do que a média do Total Brasil, especialmente nas cestas de Alimentos (ex.: aveia), Bebidas (ex.: isotônico) e H&B (ex.: creme para a pele).

Diferentes segmentos para diferentes tipos de consumidores saudáveis

Para atingir efetivamente os consumidores preocupados com a saúde e garantir produtos com desempenho competitivo, os fabricantes e varejistas devem investir em uma compreensão detalhada do perfil desses consumidores. Por exemplo, o estudo de NIQ Homescan no Brasil também destaca uma classificação de segmentos saudáveis e seu respectivo desempenho de acordo com os diferentes grupos e suas necessidades:

  • Os segmentos de entrada são o primeiro passo do consumidor em direção à saúde, pois ele começa a procurar versões mais saudáveis dos produtos que já consome, como na categoria de refrigerantes, onde as versões light/diet tiveram uma alta de 30,8% nas vendas em valor em 2023 vs. ano anterior (contra 12,8% no T. Refrigerante), e o chocolate amargo, que registrou uma alta de 18,9% (vs. 19,5% no T. Chocolate).
  • Os segmentos intermediários são para consumidores que já passaram da fase de iniciação à saúde e estão começando a consumir novos produtos, como isotônicos e bebidas proteicas RTD. Leites com Sabor e Iogurtes “sem lactose” também se destacam no segmento, crescendo em valor 77,9% (frente 19% no T. Leite com Sabor) e 32,5% (vs. 15% no T. Iogurte), respectivamente.
  • Os segmentos maduros são segmentos estabelecidos em que a maior parte do volume é destinada a famílias muito saudáveis, como aveia, que apresentou uma alta em valor de 18,1% (frente 13% no T. Complemento) e granola, com crescimento de 14,2% (versus 12% no T. Cereais Matinais).

O potencial para alimentos e bebidas saudáveis ainda é grande e seu crescimento é reflexo da mudança nos hábitos de consumo, somada à nova consciência de saúde que permeia a sociedade. É fundamental que as marcas e o varejo estejam atentos aos movimentos e demandas do consumidor para manter a evolução do segmento saudável e de bem-estar, e beneficiar-se das oportunidades oferecidas por ele. 

Mulher jovem e feliz desempacotando produtos saudáveis em casa depois de fazer compras no supermercado

Conheça o perfil dos consumidores saudáveis e impulsione seu crescimento!

Entenda a caracterização completa dos cinco grupos de consumidores saudáveis no Brasil, os segmentos e canais de compra dos diferentes tipos de consumidores saudáveis e as categorias mais consumidas por cada segmento, entre muitos outros insights acionáveis e granulares, com o nosso Painel de Lares e nossa Mensuração do Varejo.