Educação

Como otimizar as gôndolas com as últimas tendências

Educação

Como otimizar as gôndolas com as últimas tendências


A inflação é agora o novo normal para varejistas e fabricantes. Tomar melhores decisões para estocar melhores produtos para os consumidores e ao mesmo tempo aumentar o crescimento é uma preocupação-chave para os líderes da indústria. 


Enfrentando os desafios da inflação na gôndola

As pressões inflacionárias trouxeram uma série de preocupações para as marcas, incluindo como ajudar eficientemente os consumidores a lidar com novas restrições financeiras, como manter as gôndolas otimizadas com ofertas relevantes e lucrativas, tudo isso mantendo os custos operacionais baixos.

O aumento inevitável do preço da cesta de FMCG e as limitações para as carteiras dos consumidores são sempre as consequências mais difíceis da inflação – mas é possível administrar esses desafios de forma a mitigar o impacto sobre os consumidores e as empresas.


Um checklist para controle de espaço e sortimento

A NielsenIQ criou um checklist de ações a serem consideradas pelas marcas ao tomar decisões sobre espaço e sortimento:

1. Avaliar e analisar SKUs

A utilização dos dados das gôndolas para identificar os principais SKUs em todo o portfólio é um elemento chave de planejamento. Ferramentas que utilizam os dados das gôndolas das lojas, atualizados semanalmente, permitem que as marcas criem um ecossistema de produtos prioritários.

2. Adotar uma abordagem do tipo “menos é mais”.

A redução do número de SKUs que canibalizam vendas e a liberação de espaço para produtos que são lucrativos e de alta demanda dos consumidores permitirá que as marcas reduzam os custos operacionais. As marcas podem fazer isso quando equipadas com uma visão totalmente integrada de cada nível de espaço e gerenciamento de sortimento. 

3. Opte pela gôndola “mais inteligente” ao invés da de maior preço

A introdução de novos produtos que respondem às necessidades dos consumidores enquanto oferecem vários níveis de preços flexíveis dentro de uma carteira de marcas, pode ser alcançada com capacidades precisas de previsão de desempenho de vendas.

4. Aja rapidamente em um mundo de sortimentos e espaços complexos

Tomar decisões rápidas e precisas baseadas em simulações e visualizações de sortimento de lojas pode ajudar as marcas a se manterem um passo à frente dos novos desafios que afetarão o mercado em 2022. 

5. Proteja sua receita

Preencher as lacunas dos produtos que estão fora de estoque pode economizar bilhões de dólares por ano a toda a indústria. Saber o que está faltando devido à interrupção da cadeia de fornecimento é fundamental para agir rapidamente para manter as gôndolas abastecidas com os produtos que os consumidores demandam.

Person refining their assortment

Faça com que a sua gestão de sortido funcione para si

À medida que a gestão de sortido se complexifica, os seus concorrentes estão atentos a cada oportunidade. Posicione-se na linha da frente com estratégias proativas e soluções que simplificam a complexidade de um mercado de retalho e de uma indústria em mudança.


Apresentando o NielsenIQ Shelf Architect

NielsenIQ Shelf Architect é uma solução única, baseada em nuvens, para suas necessidades de sortimento e merchandising. Ao combinar dados e modelos em uma solução abrangente, você pode simplificar o planejamento, aumentar seu desempenho e criar um crescimento sustentável. Assegurando um bom sortimento e planejamento de espaço, você pode enfrentar as pressões inflacionárias.