Análise

Os quatro consumidores de PMEs

Análise

Os quatro consumidores de PMEs


Ao entender melhor os consumidores, as pequenas e médias empresas (PMEs) em todo o mundo podem formular estratégias mais eficazes para se conectar com seu público.


O que seus consumidores querem?

Entender seu consumidor é um dos principais pilares para o sucesso do seu negócio. Segmentá-lo é uma das formas mais eficazes de ter uma visão clara e se adaptar às suas necessidades. Com a segmentação você:

  • Direciona suas mensagens
  • Adapta seus produtos de forma eficaz
  • Melhora seu processo de distribuição
  • E, o mais importante, economiza dinheiro ao priorizar seus gastos orçamentários

Os consumidores podem ser segmentados de muitas maneiras diferentes: seus orçamentos, processos de tomada de decisão ou até mesmo geografias. 

O estudo global da NielsenIQ, O Balanço entre as Marcas*, destaca quais consumidores apresentam as maiores oportunidades e como se conectar com o que importa para eles.

As necessidades e razões dos consumidores para escolher uma marca se fragmentaram à medida que o cenário do varejo se tornou mais polarizado. Com isso em mente, torna-se imperativo mergulhar de forma mais profunda na mentalidade desses diferentes compradores. Estratégias baseadas em tais motivadores e valores específicos dentro de todo o espectro de preferências de marca são mais propensas a ter sucesso. 

Olhemos mais de perto quais são os tipos de compradores atuais.


Conectando oportunidades às preferências de marca dos consumidores

Quando solicitados a identificar sua abordagem usual para comprar em todo o espaço de bens de consumo, descobrimos que os consumidores que participaram da nossa pesquisa ao redor do mundo se encaixam em um dos quatro principais grupos de compradores abaixo: 

  • Compradores Agnósticos, ou aqueles que não pensam profundamente sobre qual marca está por trás de sua compra
  • Compradores de marcas pequenas e médias não intencionais, que formam o meio termo de demonstrar “alguma” preferência para comprar marcas menores, mas apenas quando é conveniente fazê-lo
  • Compradores exclusivos de marcas pequenas e médias, que afirmam preferir comprar marcas menores,
  • Compradores exclusivos de grandes marcas, que preferem comprar marcas de grande porte bem conhecidas, sempre que possível

 


Grandes oportunidades para PMEs

No atual clima inflacionário, entender como ressoar junto aos compradores, abordar suas necessidades e fazer a ponte sobre como eles percebem a acessibilidade dos seus produtos é essencial.  

Na União Europeia, 38% dos consumidores são agnósticos em suas preferências de marca, enquanto 42% na Ásia-Pacífico e 42% na América Latina. Isso significa que o campo de jogo estratégico está maduro até mesmo para que marcas menores ampliem seus crescimentos.

Saiba mais sobre as tendências de consumo na América Latina no relatório abaixo.

 

Africa and Middle East report
Asia Pacific report
Latin America report
European Union report

Ressoe de forma única junto aos grupos de compradores atuais

Para motivar as compras, as empresas de pequeno e médio portes devem destacar o que é novo, diferente ou localmente exclusivo para satisfazer o grupo que opta por “marcas menores”, conforme citado acima. Ao equilibrar essas áreas importantes, as marcas pequenas e médias não podem perder de vista a necessidade quase universal de serem acessíveis no mercado atual.

Fornecer opções de embalagens menores, para aqueles que querem ter menor desembolso, e manter seus preços nivelados aos preços de marcas próprias são dois exemplos de como favorecer o resultado final, levando em conta o interesse do consumidor.

Connect Express Go

Inicie sua jornada de segmentação hoje com o Connect Express Go – que permite que você tome decisões orientadas por dados, com mais confiança para impulsionar o crescimento do seu negócio.

*O estudo global da NielsenIQ, O Balanço entre as Marcas de 2022, destaca as principais facetas da escolha da marca com um foco especial em como os consumidores percebem e priorizam marcas menores. Os resultados dessa investigação global de dados formaram a espinha dorsal de uma estrutura simples e essencial para orientar a estratégia de pequenas e médias empresas em 2022 e além.