História de sucesso

Automação de planogramas: Como o Grupo Ramos aumentou sua produtividade com Spaceman?

História de sucesso

Automação de planogramas: Como o Grupo Ramos aumentou sua produtividade com Spaceman?


Nos últimos três anos, a colaboração entre o Grupo Ramos e a NielsenIQ alcançou novos patamares de eficiência e crescimento por meio do uso do Spaceman Professional e do Spaceman Automation, que transformaram fundamentalmente a maneira como o Grupo Ramos planeja, executa e avalia sua estratégia de planograma. Junte-se a nós para explorarmos em profundidade o processo e os resultados dessa colaboração estratégica e seu impacto no varejo da República Dominicana.


O contexto do Grupo Ramos

No setor dinâmico de FMCG da República Dominicana, o Grupo Ramos é um varejista líder com uma sólida presença em 13 províncias e 74 lojas em todo o país. Por trás de sua operação está uma equipe de mais de 8.600 colaboradores que tem sido fundamental para oferecer uma gama diversificada de formatos, incluindo Tiendas Sirena, Sirena Market, Supermercados Pola, Tiendas de Descuento Aprezio e Gran Aprezio, atraindo mais de 60 milhões de visitantes anualmente.

Nesse contexto, durante a última década, essa empresa líder colaborou estreitamente com a NielsenIQ, compartilhando informações de vendas dos formatos: La Sirena, La Sirena Market e Super Pola, e obtendo em troca insights relevantes para seu posicionamento estratégico no mercado. No entanto, devido à alta competitividade no varejo, a inovação contínua é essencial, e o Grupo Ramos tem se concentrado em demonstrar uma capacidade constante de evoluir e prosperar.


O desafio do planejamento de espaços e da automação antes do Spaceman

Embora o varejista tenha começado a usar o Spaceman para gerar planogramas em 2015, durante 2020 ele identificou a necessidade de automatizar muitos dos processos operacionais que consumiam o tempo de seus planimetristas e também encontrou a oportunidade de ser mais eficiente nas tarefas diárias.

Por esse motivo, o Grupo Ramos começou a usar o Spaceman Professional e o Spaceman Automation para desenvolver seus planogramas de forma eficiente, garantindo que eles refletissem as necessidades dos shoppers e que os fabricantes obtivessem uma parcela justa de espaço nas gôndolas.

“Ser capaz de controlar o sortimento e os níveis de estoque e, ao mesmo tempo, aumentar as vendas, é indispensável para um varejista, e não teria sido possível sem as ferramentas do Spaceman e do Automation Server”.

Alejandro Benassar, líder de gerenciamento de espaço no Grupo Ramos

Os resultados da automação de planogramas

Após três anos de implementação das ferramentas e avaliação dos resultados, esses são alguns dos benefícios concretos que o Grupo Ramos destacou para sua operação:

Spaceman Professional, permitiu:

  • Em média, reduzir em 10% as faltas mensais de estoque graças a um controle diário em todas as lojas, o que também facilita a reposição de produtos de forma mais ágil, pois a equipe conhece a localização dos produtos.
  • Um estoque saudável em que cada produto tem sua parcela justa de espaço nas gôndolas, graças às reduções de sortimento de 10 a 30% em todas as categorias, seja devido à duplicação, obsolescência ou SKUs de baixo desempenho.
  • Implementar estratégias comerciais na gôndola para cada categoria, influenciando favoravelmente as decisões de compra dos shoppers.
  • Melhorar o desempenho de vendas da categoria em 10 a 35% em testes-piloto de estratégias.
  • Padronizar a exibição de categorias em todas as lojas do mesmo formato, gerando assim uma experiência de compra mais homogênea para os shoppers.
  • Um melhor desempenho de vendas posicionando materiais de acordo com estratégias de categoria baseadas na árvore de decisão do shopper.

-10%

On Shelf Availability

10 – 30%

10-30%

Além disso, o Automation Server permitiu:

  • Reduzir os dias de inventário em 10% a 30%, dependendo do formato da loja, ao mesmo tempo em que reduziu as tarefas manuais para a equipe de gerenciamento de espaços.
  • Executar e replicar projetos de planogramas com mais rapidez, mantendo os principais critérios de merchandising.
  • Atribuir as faces/frentes necessárias a cada produto, automaticamente e por loja, de acordo com seu desempenho específico em cada loja.
  • Melhorar os tempos de resposta aos clientes internos para eventos não planejados de entrada e saída de materiais.
  • Aumentar as revisões de categoria em 40% ao ano.

10 – 30%

+40%


Alcance todo o potencial da sua gôndola com NIQ Spaceman

Nosso software inovador permite que varejistas, fabricantes e organizações de todos os setores aproveitem o poder dos dados e tomem decisões acertadas sobre alocação de espaço, layout e colocação de produtos.