Análise

A evolução das PMEs na América Latina

Análise

A evolução das PMEs na América Latina


As pequenas e médias empresas (PMEs) latinoamericanas são cada vez mais reconhecidas por suas contribuições para o crescimento econômico.


A evolução das PMEs

Ao longo da última década, países ao redor do mundo apresentaram uma nova atitude econômica em relação às pequenas e médias empresas, reconhecendo sua contribuição para o crescimento econômico e a estabilidade.

Consequentemente, marcas menores estão ocupando uma fatia cada vez maior do mercado, mostrando crescimento consistente em todas as regiões.

Small and medium business growth around the world

Enquanto os países fizeram grandes movimentos, como o financiamento para start-ups, os consumidores também estão mostrando uma mudança de atitude em relação a essas marcas.

As definições oficiais de PMEs são geralmente centradas em torno do número de funcionários, receitas totais e contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) — mas como os próprios consumidores as definem?

De acordo com dados da NielsenIQ, as principais características apontadas pelos nossos entrevistados globais em relação às marcas menores são: elas são “”locais”” (33%), “”independentes”” (31%) e “”desconhecidas”” (27%). Grandes marcas, por outro lado, são vistas como “”muito populares””, “”reconhecíveis”” ou “”mundialmente reconhecidas”” por 46% dos participantes da pesquisa.

Essas distinções formam uma base muito atraente em relação à percepção de marca, representando uma grande oportunidade para as pequenas e médias empresas aprimorarem e criarem pontos fortes, oferecendo opções alternativas novas, diferentes ou locais para o interesse do consumidor.


Uma rápida análise sobre as PMEs na América Latina

As PMEs da América Latina podem ter a menor participação de mercado em relação a outras regiões. No entanto, seu ritmo de crescimento é mais rápido do que todas as outras regiões, crescendo 13,4% no ano passado.

Uma análise mais profunda sobre a região mostra que cada país está operando com seu próprio ritmo e nível de influência sobre crescimento do mercado. O Brasil lidera a região em termos velocidade, no entanto, mesmo que os demais países da América Latina estejam crescendo de forma mais lenta, eles também contribuem com a remodelação e crescimento do segmento FMCG.

Small and Medium business

Consumidores evoluem para marcas menores

A pandemia mudou a dinâmica de compra do consumidor em diferentes aspectos e a preferência por marcas menores (versus marcas conhecidas e populares) foi uma delas.

O estudo global da NielsenIQ, O Balanço entre as Marcas* de 2022, mostra que mais da metade dos entrevistados na América Latina (57%) começaram a comprar uma maior variedade de marcas em múltiplas categorias. México lidera a lista com 59% dos consumidores declarando que mixam marcas.

Também é importante notar que 55% dos entrevistados do México afirmaram que planejam comprar mais frequentemente marcas menores no futuro, indicando que sentem que essas marcas são mais adequadas às suas necessidades. Isso é relativamente superior à média regional de 49%.

Os consumidores no Brasil parecem ficar ligeiramente para trás em comparação com as médias regionais em se tratando do seu entusiasmo em experimentar marcas locais (42%). Enquanto isso, sua preferência para comparar marcas menores tende a ser impulsionada por preços, já que 57% dos entrevistados acreditam que as marcas menores geralmente são a opção de compra mais barata ou mais econômica.


O que vem a seguir para os PMEs?

Os indicadores de mercado e consumidor mostram sinais de um fato indiscutível: o futuro pertence às pequenas e médias empresas.

Existem três pilares que ajudam você, empresário de uma PME, a ter sucesso:

É fundamental que os empreendedores e os principais tomadores de decisão dos fabricantes de pequeno e médio portes se mantenham conectados às informações mais precisas e atualizadas. Certifique-se de tomar as medidas necessárias para garantir que você esteja acompanhando o cenário PME em constante mudança.

Potencialize seu crescimento

Entre em contato com nossa equipe dedicada a pequenas e médias empresas para adquirir dados de mercado, categoria e canal.


O estudo global da NielsenIQ, O Balanço entre as Marcas de 2022, destaca as principais facetas da escolha da marca com um foco especial em como os consumidores percebem e priorizam marcas menores. Os resultados dessa investigação global de dados formaram a espinha dorsal de uma estrutura simples e essencial para orientar a estratégia de pequenas e médias empresas em 2022 e além.